Como começar a estudar para concurso

Como Estudar

Metodos de como começar a estudar para concurso

Você passa um longo tempo estudando, sem entender muitas coisas? Bem, isso acontece. Por isso não perca essa lista de como começar a estudar para concurso

Nós preparamos com muito zelo, algumas dicas importantes para você se dar bem nos estudos.

Esses metodos para estudar – mesmo sendo simples – melhoram muito o desempenho de concentração e memorização. Não tenha medo de utiliza-las, pois são extramamente recomendadas. Se possível, utilize TODAS! Preparados?

Lá vamos nós.

1- Foco, força, fé e muito foco.

Assim como é na vida, é nos estudos. Não existe lugar certo para quem não sabe onde está indo.

Estudantes, vestibulandos e concurseiros, prestem atenção ao conteúdo a qual você está colocando seu empenho. Muitas vezes temos uma infinidade de matérias que não são úteis em sua finalidade.

Pensa comigo: Nosso cérebro tem um sistema muito complexo e consome muita energia (por isso se alimente bem: dica extra) portanto, ele irá se adaptar aos seus estímulos e entender o que realmente importa e não importa para você. Não adianta enganar ele. Por isso mande um recado para ele: “Fique alerta, isso é importante!” Para isso, antes de mais nada, é necessário ter uma conversa consigo mesmo: Quais são minhas habilidades? Onde eu quero chegar? Como vou fazer isso? Seja sincero com você e terás retorno. Essa é sem dúvida a principal dica de como começar a estudar para concurso

2- Quando seu cérebro está a mil? De manhã, de tarde, ou na madruga?

Como começar a estudar para concurso público
Como começar a estudar para concurso público

Descobrir o horário do seu corpo é muito importante, pois é ele quem dita as regras da nossa produtividade. Todos nós precisamos acertar nosso relógio biológico e encaixar a nossa rotina dentro deste padrão, acredite, faz muita diferença para o nosso desempenho. Mas como descobrir o horário mais produtivo? Simples! Tire um tempinho ao longo do dia para experimentar em qual deles o seu estudo rendeu mais. Perceba em qual deles você se sentiu mais produtivo ao estudar. Com isso, faça as alterações que lhe servirem melhor. Nós sabemos que hoje em dia encaixar horários não é uma tarefa assim tão simples. Estudo, trabalho, filhos, casa, namorado(a) … a lista vai longe! Mas essa é uma das principais dicas de como começar a estudar para concursos. Existe uma forma de minimizar o impacto dos horários, caso não consiga encaixar ele no seu pico de aproveitamento, e aqui vai ela: Acostumar-se com um horário fixo em que estiver disponível para estudar e não ultrapasse seu limite diário, pois isso certamente pode atrapalhar a sua memorização.

3- Aprenda, ensinando.

Essa é uma dica valiosa, descobri ela na prática e na frente do espelho (antes de criar coragem e começar a dar “aulas” até para o meu gato). Uma dica prática é fazer mini palestras. Sabe aquela entrevista com o jô que você tanto se preparou? Segue mais ou menos a mesma lógica, mas implementando com o que você estudou. Junte pessoas que têm os mesmos interesses, para que vocês possam estimular esta prática e rever todo o conteúdo – além de ser mais divertido é também proveitoso. Assim é muito mais rápido e fácil, acredite. Use a criatividade e abuse de sua eloquência.

4- FAÇA EXERCÍCIOS FAÇA EXERCÍCIOS FAÇA EXERCÍCIOS!

Como começar a estudar para concurso publico
Como começar a estudar para concurso publico

Talvez essa dia seja a mais valiosa da lista, guarde ela na ponta da caneta. Para você realmente testar o que sabe, tem outro jeito de como começar a estudar para concurso, se não for fazendo exercícios? Não.

Garimpe simulados, cate o livro antigo do ensino médio e resolva TUDO! Outra dica importante: Procure provas antigas da sua área de estudo, banca examinadora, escola etc. Além de treinar, você vai descobrir o estilo da sua prova, o que certamente lhe trará uma boa vantagem. Essa dica é simples e certeira.

5- Não deixe totalmente de lado o lazer.

Esse é um momento de muita pressão, seja você vestibulando ou concurseiro. A pressão as vezes vem de fora e na maioria das vezes vem de dentro de nós mesmos. O que você precisa lembrar é que essa não é a ultima chance da sua vida. As suas habilidades e seus talentos não se cessarão depois da prova, pelo contrário, só aumentarão.
Não deixe de lado sua saúde: faça exercícios, se alimente bem, escute suas músicas favoritas Não deixe de lado seus amigos: eles certamente são grandes aliados para o seu sucesso.
Tente se distrair com as coisas que você gosta, uma vez por semana. Pode ter certeza que essas horinhas também vão fazer a diferença.

Esses são os primeiros passos de como começar a estudar para concurso, porém é apenas o início.
Se você quiser ter uma aprovação certeira é importante buscar mais métodos de aprendizado.

Aqui vai um aliado indispensável, para você não ser apenas um candidato, mas um APROVADO!

 

Summary
Reviewer
Virtual Curso
Review Date
Reviewed Item
Como começar a estudar para concurso
Author Rating
5

One thought on “Como começar a estudar para concurso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *