Como começar uma redação do enem

como começar uma redação do enem

Como começar uma redação do ENEM – Passo a passo

Ao lembrar da necessidade de escrever uma redação para o ENEM, estudantes geralmente reagem de alguma forma: “ah, não faz muita diferença pra minha nota”; ” pqp não sei nem como começar uma redação do enem” e tem aquele preparado que pensa” to numa boa, me garanto com uma nota 1000″

O que muitos não sabem, é que a redação representa metade da sua nota no ENEM – sim, isso é muita coisa.

Como começar uma redação do enem

E por isso, nós da Virtual Curso queremos que você vá tranquilão prestar essa etapa da prova. Para isso, além dos cursos que disponibilizamos aqui no site  (que são INCRÍVEIS E DIVERTIDÍSSIMOS) criamos também essa lista de como começar uma redação do enem e claro, como termina-la também.

Realizar uma boa redação do ENEM não é questão de sorte, ou de genialidade, mas sim de estudo! As características necessárias para garantir uma nota 1000 podem ser aprendidas e replicadas em qualquer texto.

Por isso, pegue a caneta, umas guloseimas e anote o que eu tenho para te dizer!

Os primeiros passos para como começar uma redação do enem:

1º – Qual será o tema da redação desse ano? Bem, é claro que isso você só vai saber na hora, e nós não temos uma informação tão privilegiada assim.
Mas, porém entretanto, todavia, nós sacamos algumas coisas (durante a nossa vida de estudante):
– O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação e além de ser uma forma de ingresso para o Ensino Superior é também uma forma de verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. A partir disso, e sabendo que esse concurso é uma iniciativa do Governo Brasileiro, pode-se concluir que os temos da redação, dificilmente (diria impossivelmente) serão a respeito de um tema polemico, envolvendo a política brasileira (porque não pega bem).
– Isso não quer dizer que você não deva estar por dentro dos acontecimentos desse nicho pois TUDO que você souber (livros, jornais, filmes, músicas, internet) serão usadas ao seu favor na hora do “vamos ver”.
– Além disso nós temos um parceiro que manda MUITO bem nas atualidade que possivelmente cairão nas provas do ENEM:  Estou falando do Guia do Estudante – Atualidades. Pergunte para seus professores, eles certamente à aprovarão. Pode ter certeza que as lendo você terá um conhecimento digno de uma nota 1000. Não perca tempo, pois nas revisteiras acabam em instantes. Clique aqui para ter acesso a elas!

==

2º – Entenda o que o ENEM quer de você: O gênero textual utilizado para a elaboração da redação do ENEM é a dissertação-argumentativa. Esse formato tem como principal objetivo possibilitar que o estudante, ao analisar a proposta indicada, possa criar uma tese que defenda seu ponto de vista acerca do tema.
Para tal, é importante que você seja coerente e mantenha uma mesma linha de raciocínio. Essa redação quer que você a convença! Por isso é importante que o candidato tenha uma bagagem grande sobre o tema abordado.
Evite mudar de opinião no decorrer do texto. Mantenha sempre a mesma posição, pois se mostrar “em cima do muro” é um sinônimo de fraqueza de ideias.

Além disso, o Ministério da Educação e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizaram informações sobre o modo de avaliação da redação. Segundo eles, são avaliadas cinco competências na redação do Enem:

Competência 1: “Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”.

Competência 2: “Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo”.

Competência 3: “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”.

Competência 4: “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação”.

Competência 5: “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.

3º –  Compreenda muito bem o tema proposto: Ao pegar a prova que contem o direcionamento para a redação, antes de mais nada, vá até o fim da prova e leia a proposta de tema. Deixe-a para resolver por ultimo, porém leia os textos de auxílio e fixe bem o que a redação quer de você.

– Mas porque? Bem, durante a resolução da prova, e ciente de que você estará prestando muita atenção na resolução e nos enunciados das questões, pode-rá surgir temas que abordem justamente o conteúdo da redação.
– Como nós sabemos isso? O ENEM, tem como costume criar uma prova harmônica onde cade questão conversa com a outra causando um efeito de interdisciplinariedade.
– Pra você se convencer do que eu estou falando, ai vai:
A prova do ENEM de 2015 trouxe como enunciados de questões, no caderno de “Ciências Humanas e suas Tecnologias”, temas que abordavam a Identidade de Gênero e o Feminismo:

Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

E ADIVINHA? o tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”

Acho que não preciso dizer mais nada!

A, preciso sim: apesar dessas dicas serem imperdíveis não deixe de sacar o Manual Redação Nota 1000. Sério! é simplesmente in-crí-vel. Além do custo benefício, né?

Essas são as 3 primeiras dicas de como começar uma redação do enem mas é claro que nós iremos lhe dar muitas mais (é tanta dica boa que não coube tudo aqui):

DICA MASTER:

Claro, que tudo isso é suuuper fundamental, mas não se prenda só a essas regrinhas.

Confira aqui o que nós separamos para você e fique tranquilo com a sua redação.
Com o Curso de Escrita e Redação dos Cursos 24 Horas, você só sai ganhando. O valor é super acessível e o material é incrível <3

Da uma olhada nesse vídeo de apresentação e MATRICULE-SE JÁ!

    Clique aqui e comece agora a ser o mestre das redações!

 

 

Summary
Reviewer
Virtual Curso
Review Date
Reviewed Item
Como começar uma redação do enem
Author Rating
5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *