Como começar uma redação

como começar uma redação

Como começar uma redação – Agora vai!

Olá estudante, vestibulando, concurseiro. Este post é para qualquer pessoas que tenha interesse em aprender como começar uma redação, seja ela para a escola, trabalho, concurso, vestibular, enem…

Podem ter certeza, que com as dicas que nós da Virtual Curso separamos para vocês, será fácil criar qualquer redação dissertativa argumentativa.  

Bem, e como começar uma redação? Pelo início é claro!

TÍTULO

O título não é quesito obrigatório em uma redação do ENEM (por exemplo), mas ele é fundamental para um intendimento e esclarecimento maior sobre o texto.
Ele é válido também, pois se usado corretamente, o receptor/avaliador ao ler a primeira linha positivamente, avalia-rá o resto do texto de forma apreciativa. (é aquela velha história: a primeira impressão é a que fica)
– E como escolher um título? a principal dica que podemos dar sobre isso é tentar deixar o título para o fim, depois que sua dissertação já estiver pronta. Isso ajuda pois já teremos uma ideia central do que queremos passar para o receptor da mensagem. Mas claro, isso não é regra, é apenas uma dica. Escrever o título em primeira estância também é interesse, pois já delimita o assunto que vocês irão abordar, não deixando margem para a fuga sobre o tema.
– Alguns modelos de títulos trazem mais credibilidade que outros, por isso não se deve escrever qualquer coisa. Aqui vão alguns modelos de títulos que auxiliaram na nota 1000 do ENEM

  • Capitalismo e infância: uma mistura doentia
  • Consumo infantil: um problema de escala mundial
  • Por todas as “Marias”: o difícil caminho para a paz doméstica
  • Feminismo ou Direitos Humanos: pelo fim dos extremismos

Essa espécie de título funciona pois sintetiza o tema e o posicionamento do autor, demonstrando sapiência e foco sobre o tema abordado.

INTRODUÇÃO

Muitas pessoas têm dúvidas de como começar uma redação. Um bom jeito é sempre fazer uma contextualização do tema em questão.

como começar uma redação

Ela precisa ser objetiva e sem muita frescura. Para isso, aqui vão alguns passos de como começar uma redação:

1) O texto deve girar em torno da introdução elaborada por você. É na introdução que vamos dizer claramente o que defenderemos ao longo do texto. Assim podemos dizer, que a introdução, nada mais é do que a tese do nosso desenvolvimento.

2) Deve-se separar um espaço de 4 a 5 linhas contendo em média 2 ou 3 frases.

3) Em cada uma dessas frases é importante sintetizar o que vai acontecer em cada um dos parágrafos, preferencialmente de forma respectiva.

Vamos a um exemplo de introdução:

“O aprendizado da criança se faz em sua idade mais tenra. Para isso é importante o trabalho do desenvolvimento motor e psíquico. Brincar é um grande aliado nessa fase de sua formação.”

DESENVOLVIMENTO

Utilizando o exemplo da Introdução a cima, vamos ao desenvolvimento do texto:

  •  O primeiro parágrafo do desenvolvimento do texto deve ser trabalho a sombra da primeira frase da introdução:
    “O desenvolvimento da criança se faz em sua idade mais tenra”. Como esse desenvolvimento se faz?; Porque a criança se desenvolve nesse estágio?; etc…
  • O segundo, por sua vez, deve trazer os motivos pelos quais o desenvolvimento motor e psíquico ajudam nessa fase de vivências da criança e como eles podem ser trabalhados.
  • Seguindo essa lógica, o ultimo parágrafo do desenvolvimento seria em torno da importância do brincar, na educação infantil.

Se você cuidar para que cada frase da introdução seja explorada em um parágrafo, seu texto terá uma estrutura bem lógica e organizada.
Essa organização textual, é um critério que garante pontos positivos em sua estrutura, pois trás harmonia entre os pontos do texto.

A missão do desenvolvimento é provar ao leitor o nosso ponto de vista. Para isso devemos usar e abusar de argumentos:

  • Utilize o conhecimento de outras áreas para auxiliar no desenvolvimento de sua dissertação
  • Citações são de grande valia. Se você achar interessante colocar o trecho daquela música, ou aquele poema daquele autor, ou até mesmo a citação do seu filme preferido, não se prive. Claro, desde que tenha o intuito de agregar ao texto positivamente.
  • NÃO PERCA O FOCO. Mantenha a mesma linha de raciocínio e não se perca em meio a muitos assuntos. Decida sobre o que vocês quer falar, passe para o rescunho e o faça.

Claro, que tudo isso é suuuper fundamental, mas não se prenda só a essas regrinhas.

Confira aqui o que nós separamos para você e fique tranquilo com a sua redação.

Com o Curso de Escrita e Redação dos Cursos 24 Horas, você só sai ganhando. O valor é super acessível e o material é incrível <3

Da uma olhada nesse vídeo de apresentação e MATRICULE-SE JÁ!

    Clique aqui e comece agora a ser o mestre das redações!

 

Summary
Reviewer
Virtual Curso
Review Date
Reviewed Item
Como começar uma redação
Author Rating
5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *