Como fazer um TCC – Passo a Passo

como fazer um tcc

PASSO A PASSO – COMO FAZER UM TCC

E aí galera! Essa história de TCC ta complicada pra vocês? Não sabe como fazer um tcc, mesmo com o orientador em cima?

Eu sei, também já estive no campo de batalha e precisei de mais auxílio do que meu orientador podia me dar.

Bem, me acompanhem nesse post e entendam como mais de 7.000 alunos conseguiram concluir o TCC e a Monografia em UMA SEMANA. Alunos aprovados com notas exemplares! Mas claro, eu entendo que seu tempo é precioso, então se você quiser saber de uma vez como isso é possível, clique aqui.

Se você ficou, então antes de mais nada preciso alertar você sobre a importância do trabalho de conclusão de curso, esse é sem dúvida um dos principais passos da sua vida acadêmica, por isso devemos dar muito valor para essa etapa.

O TCC ou a Monografia são trabalhos extremamente desgastantes, que requerem do aluno não apenas domínio geral da área de sua pesquisa, mas também conhecimentos interdisciplinares. Estruturação de texto, de conteúdo, normais internas (da universidade) normas gerais (como as da ABNT), diagramação e até mesmo noções computacionais (já que seu computador irá lhe acompanhar nessa etapa).

Nós tentaremos te ajudar de forma didática e simples como fazer um tcc, mas já lhe aviso: para realiza-lo não basta ver um simples artigo na Internet. É importante comprometimento em buscar as melhores ferramentas para lhe ajudar nessa etapa e claro um bom orientador sempre faz a diferença. Ao longo do texto lhe daremos as dicas de quem procurar e de especialistas que realmente intendem do assunto. Como o Curso TCC – Sem Drama, que já ajudou mais de 7.700 alunos a concluírem seus TCC em UMA SEMANA. Se não acredita, é só clicar e conferir os depoimentos!

Chega de baléla e lá vamos nós:

PRIMEIRO PASSO:

Entenda o que é um TCC e o que a banca quer de você:

TCC EM UMA SEMANA

O TCC é um trabalho acadêmico específico do ensino superior e é utilizado para efetuar a avaliação final dos graduandos para contemplar os aspectos de sua formação universitária. Em caso de reprovação, o aluno não poderá obter o diploma e, consequentemente, não poderá exercer a profissão enquanto não for aprovado.

Lembrando que ele pode ser feito em formato de artigo ou monografia, caracterizando também trabalho de graduação interdisciplinar ou de final de graduação.

O TCC, em seu escopo, formato e mesmo nomenclatura, varia entre os diferentes cursos e instituições, mas possui papel de destaque na estrutura curricular. Normalmente é um trabalho que envolve pesquisa bibliografia ou pesquisa empírica, muitas vezes com a execução em si e apresentação do projeto frente a uma banca examinadora composta de professores com mestrado ou PhD.

Geralmente ele é solicitado a cada aluno individualmente, mas também pode ser montado em dupla ou grupo, sempre seguindo as orientações de um professor responsável.

A metodologia do TCC consiste em um tema para o trabalho, escolhido com base em critérios que possuem afinidade com o tema, que tenham relevância para a comunidade científica e social e que possua uma bibliografia suficiente, criando respostas a questões ou dúvidas persistentes sobre o assunto.

Um TCC pronto obriga-se a seguir um determinado modelo, apresentando detalhes específicos, com introdução, desenvolvimento, metodologia e conclusão. Existem também normas rigorosas para as fontes bibliográficas consultadas para fundamentação teórica do conteúdo.Além disso, o aluno se obriga a seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para a diagramação do texto.

Nas áreas de estudo superior, como administração, psicologia, pedagogia, marketing, entre outras, o TCC é imprescindível, sendo que em muitas é exigida a apresentação oral, com explanação dos argumentos feitas às questões pelo próprio aluno e, se houver plágio (cópia de outros trabalhos), o TCC é considerado fraude.

Como a Banca Examinadora não estabelece como critério a originalidade, o TCC pode ser uma compilação de outros ensaios, com as devidas citações, devendo manter um fio condutor, um roteiro que lhe dê continuidade.

SEGUNDO PASSO:

Organização para o Desenvolvimento:

Não dá simplesmente pra sair fazendo. Se você quer saber como fazer um tcc, tenha em sua mente: foco, força e fé kkk’

PESQUISA

  • Escolha dos temas;
  • Analise de viabilidade dos temas escolhido;
  • Pesquisa de conteúdo em fontes confiáveis
  • Filtragem do conteúdo encontrado;
  • Pesquisa de campo (se houver)

Esse vídeo sem dúvida vai lhe dar um norte de como fazer o seu TCC.
O Professor Amiltom Quintela é o criador do método TCC sem drama, o ÚNICO curso online que reúne e organiza TODAS as informações necessárias para você começar, aprimorar ou facilitar o seu TCC/Mestrado. Não é atoa que o seu método já aprovou 7.700 alunos, em todo o Brasil. E ele garante a conclusão do seu TCC em 7 DIAS

Se você tiver interesse em saber mais sobre o curso, clique aqui. É sem compromisso.
Você encontra-rá vídeo-aulas gratuitas e MUITO mais sobre TCC e Monografias.

      FICHAMENTO

  • Encadeamento lógico do conteúdo encontrado, observando a alternância de autores;
  • Digitação já realizada nas normas da ABNT solicitada;
  • Cuidados com falta de informações em citações e elementos gráficos.
  • Tabulação e análise dos dados (se houver pesquisa de campo)

      ACABAMENTO FINAL

  • Transformação dos parágrafos em paráfrases;
  • Inserção de textos do autor;
  • Definição e formatação de citações diretas;
  • Construção dos elementos pré-textuais, resumo e conclusão.
  • Conclusão dos dados da pesquisa (se houver pesquisa de campo)
  • Verificação de plágio;

TERCEIRO PASSO:

Estruturação e formatação textual:

Esses critérios são tão importantes quando o conteúdo apresentado por você. E é nessa hora que muito alunos acabam se perdendo, pois é uma infinidade de regras que nem sempre esta ao alcance de todos.

Todo trabalho deve ser composto de forma harmoniosa, por isso o principal ponto é: introdução, desenvolvimento e conclusão. Parece fácil, mas cada uma dessas etapas quer de você coisas diferentes e nada pode ser feito de forma meia boca.

Abaixo vai um esquema básico de construção:

como fazer um tcc

Nós temos MUITO mais para lhe mostrar, mas infelizmente não tem como falar em TCC em uma única página.

Se você realmente está interessado em apresentar um TCC de alta qualidade, e saber mais sobre como fazer um tcc, sem abrir mão do seu lazer, com a possibilidade de realiza-lo em 7 DIAS, não deixe de clicar aqui! 

Até mais e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *